Classificação biológica das pessoas como machos ou fêmeas, baseada em características orgânicas como cromossomos, níveis hormonais, órgãos reprodutivos e genitais.
GÊNERO
Classificação pessoal e social das pessoas como homens ou mulheres.
IDENTIDADE DE GÊNERO
Gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento. Identidade de gênero e orientação sexual são dimensões diferentes e que não se confundem.
ORIENTAÇÃO SEXUAL
- Atração afetivo-sexual por alguém. -
Assexual
Pessoa que não sente atração sexual por pessoas de qualquer gênero.
Bissexual
Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de qualquer gênero.
Heterossexual
Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero diferente daquele com o qual se identifica.
Homossexual
Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero igual àquele com o qual se identifica.
Pansexual
Pessoa que sente atração sexual ou amorosa entre pessoas, independentemente do sexo ou identidade de gênero, ou por todos os gêneros.
PAPEL DE GÊNERO
Modo de agir em determinadas situações conforme o gênero atribuído, ensinado às pessoas desde o nascimento. Construção de diferenças entre homens e mulheres.
GLS? GLT? LGBT? LGBTQ? LGBTI+?
LGBT - Acrônimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Eventualmente algumas pessoas utilizam a sigla GLBT, ou mesmo LGBTTT, incluindo as pessoas transgênero/queer. Nos Estados Unidos se encontram referências a LGBTTTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais e Assexuados). No Brasil o acrônimo LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Intersexuais) é o mais aceito.
TRANSGÊNERO, TRANSEXUAL OU TRAVESTI?
Cisgênero
Conceito que abrange as pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.
Transgênero
Conceito que abrange o grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos e/ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.
Intersexual
Pessoa cujo corpo varia do padrão de masculino ou feminino culturalmente estabelecido, no que se refere a configurações dos cromossomos, localização dos órgãos genitais, coexistência de tecidos testiculares e de ovários, que engloba, conforme a denominação médica, hermafroditas verdadeiros e pseudo-hermafroditas.
Transexual
Termo genérico que caracteriza a pessoa que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento. Sempre se refira à pessoa como mulher transexual ou como homem transexual, de acordo com o gênero com o qual ela se identifica.
Travesti
É uma identidade de gênero feminina. O conceito de travesti ainda causa divergência. Mas, para grande parte da comunidade LGBT, a travesti, ainda que invista em roupas e hormônios femininos, tal qual as mulheres transexuais, não sente desconforto com sua genitália e, de maneira geral, não tem a necessidade de fazer a cirurgia de redesignação sexual.
IDEOLOGIA DE GÊNERO
É um interesse político e sexual em explicar que gênero é algo construído pela sociedade e pela cultura.
HOMOFOBIA
Homofobia é a violação contra os Direitos Humanos que consiste na intolerância, discriminação, ofensa ou qualquer manifestação de repúdio a pessoas homossexuais.
O termo LGBTfobia não é tão conhecido, já que outro é normalmente usado como sinônimo para se referir ao ódio à população LGBT: a homofobia.
Tecnicamente, essa expressão refere-se apenas à hostilidade direcionada a homossexuais – lésbicas e gays –, mas o termo se popularizou e é utilizado amplamente.
Exemplos de termos próprios são:
• Bifobia: descreve a aversão ou a discriminação contra bissexuais.
• Lesbofobia: refere-se exclusivamente ao preconceito e a violência contra mulheres lésbicas.
• Gaybobia: refere-se exclusivamente ao preconceito e violência contra homens gays.
• Transfobia: é uma série de atitudes ou sentimentos ou ações negativas em relação às pessoas travestis, transexuais e transgêneros.
O PAI DA INFORMÁTICA ERA GAY
Alan Turing, pai da ciência da computação, eleito o cientista do século 20 em pesquisa da BBC, responsável por decifrar o código alemão da Enigma, garantindo a vitória dos alinhados na 2º guerra contra a Alemanha, gay e vítima de preconceitos.
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: Gaslighting, Bropriating, Manterrupting e Mansplaining
Manterrupting
Quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela consiga concluir sua frase.
Mansplaining
Quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender.
Bropriating
Quando um homem se apropria da mesma ideia já expressa por uma mulher, levando os créditos por ela.
Gaslighting
É um dos tipos de abuso psicológico que leva a mulher a achar que enlouqueceu ou está equivocada sobre um assunto, sendo que está originalmente certa. É um jeito de fazer a mulher duvidar do seu senso de percepção, raciocínio, memórias e sanidade.
É um filme que destaca o contexto da revolta de Stonewall e o quanto ela foi importante para a construção dos direitos civis dos LGBTs.
Na época, ser LGBT era ilegal nos Estados Unidos. Nas aulas de educação sexual eram mostrados vídeos que equiparavam gays e lésbicas a estupradores, pedófilos e psicopatas. Há histórias de pessoas gays que foram internadas em hospícios e sofreram lobotomia. Outros perderam emprego, amigos, família e cometeram suicídio.
Além das 7 cores
Curta que acontece na movimentada cena noturna da região da Rua Augusta, em São Paulo.
Bichas
Relata as histórias desses 6 personagens que se definem bichas, fala de amor próprio, do contexto que a palavra BICHA vem sendo usando e como ele deveria ser compreendido.