2018...
“L2: Aplicativo para aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos surdos.”
O projeto investiga as dificuldades e estratégias do ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa (L2) para estudantes surdos como base do desenvolvimento de um aplicativo de Tecnologia Assistiva (TA), que auxilie os surdos na aprendizagem da (L2). Os sujeitos da pesquisa, da aplicação e da avaliação do produto são alunos surdos, professores de Língua Portuguesa e professores de Libras. Espera-se que a interação dos surdos com o aplicativo de Tecnologia Assistiva possa motiva-los a aprender a L2 escrita e possibilite-os alcançar a autonomia e a inclusão social nos diversos contextos de aprendizagem, tanto formais quanto informais.
“Uma tecnologia assistiva apoiada por estratégia de gamificação para aprendizagem de Língua Portuguesa (L2) para alunos surdos.”
O projeto objetiva adaptar a tecnologia assistiva “L2 para surdos” com estratégias de gamificação para aprendizagem de Língua Portuguesa, gerando o “L2 para surdos versão 2.0” com o objetivo de motivar os alunos a aprender de forma lúdica e prazerosa. Os sujeitos da pesquisa serão alunos surdos e professores de Língua Portuguesa. Como resultado espera-se que a interação dos surdos com essa TA gamificada possa além de motivá-los a aprender a L2 escrita, possibilite-os alcançarem a autonomia e a inclusão social nos diversos contextos.2019...
“Aprendizagem de língua portuguesa para Surdos: uma abordagem contemporânea através de uma cooperação técnica Brasil/Portugal.”
O projeto objetiva investigar as dificuldades e estratégias no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa (LP), como segunda língua, para estudantes surdos brasileiros e portugueses. Os lócus da pesquisa será os Campi do Instituto Federal de Sergipe – IFS e o Politécnico do Porto. Os sujeitos da pesquisa serão alunos surdos, intérpretes de língua de sinais e professores de Língua Portuguesa. Na expectativa de firmar uma cooperação técnica entre as instituições que serão lócus da pesquisa (IFS e Politécnico do Porto), esse estudo tem a intenção de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do ensino de língua portuguesa de forma bilateral, entre Portugal e Brasil.
“Diversidade sexual e combate ao preconceito homofóbico no IFS - Campus Lagarto.”
O projeto parte do contexto Da violência de gênero contra a população LGBT, vítima constante de descriminação, violência, abuso e opressão e objetiva a confecção de um romance sobre Alan Turing no sentido de minimizar o preconceito nos ambientes formais e não formais de ensino. O romance é voltado às alunas e aos alunos dos cursos Integrados do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto e dos cursos Técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Paraná descrevendo a trajetória de Alan Turing, pai da ciência da computação, eleito o cientista do século 20 em pesquisa da BBC, responsável por decifrar o código alemão da Enigma, gay e vítima de preconceito. Saiba mais: Clique aqui
“Formação docente em tecnologias sociais na Rede Federal de Ensino: trilhas de aprendizagem colaborativa”
O projeto mapeia as experiências recentes em tecnologia social no Brasil e fundamentar a elaboração de um método de produção e aplicação de Tecnologias Sociais (TS) no contexto específico da Rede Federal de Ensino. O método e demais conhecimentos gerados pela pesquisa estão sistematizados em um produto educacional - material digital interativo e colaborativo. O produto para formação docente em TS foi produzido em formato digital para a a plataforma Moddle e objetiva formar docentes e técnicos do IFS para mediar projetos de extensão voltados à produção de TS adequadas às demandas sociais, econômicas, culturais, educacionais e ambientais das comunidades do entorno dos campi do IFS. Espera-se que o produto possa contribuir para a construção de novos modelos de geração de soluções sustentáveis em busca da inclusão social.
“Projeto Meninas Digitais – Regional SE”
O projeto Meninas Digitais – Regional SE é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da SBC, que visa estimular estudantes do ensino fundamental e médio/técnico de Lagarto e arredores, a seguirem carreiras em áreas da computação, por meio da democratização do conhecimento, e assim promover a redução das desigualdades de gênero na área. São atividades do projeto: oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas; participação em mesas redondas, eventos e congressos, palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área compartilhando suas experiências etc.
“O protagonismo dos colegas de classe dos alunos atendidos pelo NAPNE do IFS-Campus Aracaju”
O projeto busca investigar o processo de inclusão dos alunos atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) na ótica dos colegas de classe que convivem com os mesmos. O objetivo é elaborar uma cartilha/guia que esclareça e auxilie no direcionamento de ações que coadunam com as ações do Napne no sentido de sensibilizar o processo de aceitação, convivência e inclusão na perspectiva dos que compartilham cotidianamente do processo. Dessa forma, apontar as dúvidas, os anseios e as dificuldades oriundas da rotina escolar. O lócus da pesquisa será no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos (colegas) que convivem com os que são atendidos pelo Napne.